Quem sou eu

Minha foto
Criamos este perfil para que você possa conhecer nosso trabalho exclusivo de produção de Cachaças e Garrafas Artesanais... Além de uma série de Artesanatos e Utensílios com Material Reciclado.... NOVIDADE: Sandubas Naturais e outras Guloseimas. Esse é um espaço que visa contribuir e fomentar debates eventos e atividades relacionadas a Reciclagem,a Cultura e a Arte Revolucionária além de ser um cantinho para receitinhas gostosas ... Contatos: Fone:051 92350138(Vanessinha) Face : Cachacinhas da Vanessinha NegrArte

terça-feira, 13 de março de 2012

Oficinas Gratuitas....Plantando Alternativas Gerando Sustemtabilidade..



Pessoal a Ocupação Urbana Utopia e Luta mais uma vez vem promover cursos e ou oficinas gratuitas e abertas para a Comunidade em  Geral...
Como Apoiamos e acreditamos que essas iniciativas são fundamentais para geração de renda e autonimis de mulheres e homens estamos divulgando e recomendando...


OFICINAS 2012:
Corte  Costura: A partir de Abril. 02 turmas de 06 alunos, terças e sábados -15hs as 17hs.
Hidroponia: Aulas nos sábados de manhã, turma com 12 alunos, início 17 de março
9hs. as 11 hs.
Serigráfia: Aulas terças e sábados.
Terça-feira (19hs as 21hs.),início 13 de março , Sábados(10hs. as 12hs.),turmas de até 8 alunos.
Padaria: Aulas na quinta-feira, turmas de até 8 alunos,manhã(9hs. as 11hs.), tarde(14hs as 16hs).
Lavanderia
: Aulas nas segunda-feiras

-14hs as 16hs.turma de até 10 alunos.
 
Informações : coopsulrs@gmail.com

Arte Brasileira...Tarsila do Amaral


Quem foi Tarsila do Amaral??
Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 - São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora brasileira. A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas. Começou a aprender pintura em 1917.
Na França, de 1922, desenvolve técnicas influenciadas pelo cubismo.
De volta ao Brasil, em 1922, une-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no país.
Casa-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realiza sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris.
A partir de então, suas obras adquirem fortes características primitivistas e nativistas e passam a ser associadas aos Movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, idealizados pelo marido.
Em 1933, passa a desenvolver uma pintura mais ligada a temas sociais, da qual são exemplos as telas Operários e Segunda Classe.

Abaporu
Abaporu - Releitura
Abaporu - Obra de Tarsila do Amaral
Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na  época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.


Outras Obras de Tarsila
Segunda Classe 1933
Operários 1933
O quadro Operários foi pintado em um momento em que Tarsila esteve ligada politicamente ao comunismo. No início dos anos 30 Tarsila esteve na União Soviética e participou de reuniões do Partido Comunista Brasileiro.
 Nesta época, a política e a temática do trabalho fizeram-se presentes em duas de suas obras: Operários e Segunda Classe (1933).Ambas as telas ilustram o momento politico e social brasileiro do início dos anos 30: industrialização, migração de trabalhadores, consolidação do capitalismo industrial e de uma classe de trabalhadores marginalizada e explorada